Identificando Empresas com Dificuldades Financeiras
- Gelmar Fernandes
- 12 de jul. de 2017
- 5 min de leitura
Verificando todas as dívidas ou perdas apuradas devido a uma falência, investidores, sócios/acionistas, fornecedores, clientes e funcionários se perguntam invariavelmente: "Será que poderíamos ter visto isso? Poderíamos ter previsto que a empresa estava com grandes problemas? Havia sinais de defasagem que perdemos?"
De fato, há uma série de sinais de alerta precoce que indicam que uma empresa está enfrentando problemas. Estar ciente desses sinais pode ajudar a prevenir perdas devido a uma falência. Se uma empresa estiver com problemas, as probabilidades são que você verá bandeiras vermelhas em suas demonstrações financeiras. Ao mesmo tempo, observe as mudanças nas suas operações e atividades de gerenciamento.
Naturalmente, você pode aprender muito sobre a saúde financeira de uma empresa em suas demonstrações financeiras.
Acontece que na grande maioria das empresas possuem apenas uma contabilidade externa que entrega relatórios atrasados, e muitas vezes em que nada condizem com a real situação financeira da empresa, além de não mencionar o desempenho de seus processos de negócio.
Os primeiros lugares para procurar sinais de problemas são as declarações de fluxo de caixa da empresa. Quando os pagamentos e saídas de capital, excedem as receitas e entradas de capital no caixa, o fluxo de caixa da empresa é negativo. Se o fluxo de caixa permanecer negativo durante um período sustentado, é um sinal de que o estoque de capital e ciclo financeiro da empresa não andam nada bem, por isso também fique atento às mudanças na posição de caixa da empresa em seu balanço patrimonial. Sem novos aportes de capital de investidores, acionista ou de terceiros, uma empresa nesta situação pode rapidamente encontrar-se em sérios problemas financeiros.
Lembre-se, mesmo as empresas rentáveis podem ter fluxos de caixa negativos e encontrar-se em perigo. Longos atrasos entre o momento em que a empresa gasta dinheiro para aumentar seus negócios e quando coleta seus recebíveis no caixa resultante das vendas pode esticar severamente o fluxo de caixa. O capital de giro também pode diminuir e tornar-se negativo, uma vez que as contas a pagar crescem a um ritmo mais rápido do que o estoque e contas a receber . Em qualquer caso, os fluxos de caixa operacionais negativos, período após período, devem ser interpretados como um aviso de que a empresa poderá dirigir-se a graves problemas.
Os reembolsos de juros podem exercer pressão sobre o fluxo de caixa, e essa pressão provavelmente será exacerbada para as empresas em dificuldades. Porque elas têm um maior risco de inadimplência em seus empréstimos, as empresas em dificuldades podem ter que pagar uma taxa de juros mais alta para tomar di dinheiro emprestado. Como resultado, a dívida tende a diminuir as margens líquidas.
A relação dívida/capital é uma métrica útil para medir o risco de inadimplência de uma empresa. Ele compara a dívida combinada de longo e curto prazo de uma empresa com o patrimônio líquido ou o valor contábil. As empresas de dívida elevada possuem taxas de D/C mais altas que as empresas com baixa dívida.
Não se esqueça de lançar seus olhos sobre os relatórios entregues por sua contabilidade terceirizada, geralmente relatórios entregues em atraso, e trimestralmente ou anuais não refletem a saúde financeira de sua empresa. Se o relatório faz uma menção às discrepâncias nas práticas contábeis da empresa - como, por exemplo, a forma como ele registra receita ou contas de custos, ou questiona se a empresa tem a capacidade de continuar "como uma empresa em andamento" - você deve considerar isso como uma bandeira vermelha diante dos problemas que estão se formando.
Além disso, a notificação de uma alteração nos relatórios contábeis não deve ser visto de forma leve. Os contadores tendem a saltar para o primeiro sinal de sofrimento corporativo ou inaptidão. A substituição do contador também pode significar uma relação deteriorada entre o contador e a empresa cliente, e talvez dificuldades mais fundamentais, como o forte desacordo sobre a confiabilidade da contabilidade da empresa ou a falta de vontade do contador em denunciar uma "conta deficitária da empresa". Estudos acadêmicos recentes retornam que há mais trocas de contadores quando o risco de litígio aumenta e a saúde financeira de uma empresa está se deteriorando, então cuidado com esta situação, e mantenha controles financeiros internamentes que realmente possam elevar o grau de informação de sua empresa com alertas precisos e coesos em tempo real de uma situação de risco.
Sinais de aviso de negócios e de gerenciamento
Embora a informação encontrada nas demonstrações financeiras possa ajudar a avaliar a saúde de uma empresa, é importante não ignorar os sinais gerenciais e operacionais dos processos de negócio, principalmente processos “Core Business”. A maioria das empresas limitadas não divulgam demonstrações financeiras ao público, então a informação comercial pode ser tudo o que está disponível para avaliar seu bem-estar.
Procure mudanças no ambiente de mercado. Muitas vezes, eles podem desencadear - se não causar - deterioração na saúde financeira de uma empresa. Uma desaceleração da economia, a aparência de um concorrente forte, uma mudança inesperada nos hábitos do comprador, entre outras coisas, podem exercer uma séria pressão sobre as receitas e a lucratividade de uma empresa. A menos que esses problemas sejam efetivamente gerenciados, no pior dos casos, eles podem ser o início de um sinal vermelho nas informações financeiras da empresa. Esteja atento aos clientes, concorrentes, mercado e fornecedores da empresa e tente manter a frente de qualquer evolução das tendências do mercado.
Desconfie de mudanças dramáticas na estratégia. Quando uma empresa se afasta do seu tradicional plano estratégico, a empresa pode estar em dificuldades financeiras. Digamos que uma empresa posicionou-se como líder em seu mercado, em ceder trabalhadores temporários baratos e rápidos por cinquenta anos e, em seguida, lança uma estratégia que obriga todos os vendedores a parar de falar sobre os trabalhadores temporários e começar a vender colocações permanentes de margem bruta elevada. Esse tipo de mudança brusta, poderá levar uma empresa a um grande problema.
Ou quando uma empresa de repente começa a cortar os preços, você precisa se perguntar: "Por quê?" Isso pode significar que a empresa está com pressa e desesperada para aumentar o volume de vendas e obter mais dinheiro no negócio - independentemente do impacto potencialmente prejudicial de tal movimento, impacto de longo prazo nos lucros ou na sua marca. Uma tentativa desesperada de obter dinheiro - também nos mostra que quando as empresas começam, de repente, a vender os principais ativos do negócio - pode ser um sinal de que fornecedores ou credores estão batendo na porta.
Outro sinal de desespero: deterioração da qualidade do produto e do serviço. Naturalmente, uma empresa que se afasta da falência terá um incentivo para reduzir os custos, e uma das primeiras coisas a seguir é a qualidade. Procuram a aparência súbita de mão de obra de baixa qualidade, tempos de entrega mais lentos e falha no atendimento e resposta ao cliente.
Para que não nos esqueçamos, a saída repentina de executivos-chave ou diretores do conselho também pode sinalizar más notícias. Embora essas demissões possam ser completamente inocentes, elas exigem uma inspeção mais próxima. Os sinos de alerta devem tocar o mais alto quando o indivíduo em questão tem reputação como gerente bem-sucedido ou diretor forte e independente.
Conclusão
Normalmente, quando uma empresa está lutando, os sinais de alerta estão lá. Sua melhor linha de defesa como sócio/acionista, investidor, fornecedor, cliente ou funcionário deve ser informada. Faça perguntas, faça suas pesquisas e fique atento a atividades incomuns.
Comments