Gestão Por Processos - BPM
PORQUE MAPEAR PROCESSOS?
Mapear os processos de negócio de sua organização significa ter a visão do todo, entender quando e como iniciar um novo processo, identificar possíveis deficiências operacionais e atuar prioritariamente nas atividades que geram maior impacto na organização.
Um foco em gerenciar processos de negócio, envolve planejamento e estratégia, análise dos processos de negócio, desenho e modelagem de processos, implementação, monitoramento e controle e refinamento de processos, melhorando continuamente a forma com que fazemos um trabalho.
• Uma resposta a mudanças constantes em processos pode envolver:
-Novas demandas de clientes;
- Novos mercados globais;
- Excesso de capacidade e competição global intensa;
- Fusões e Aquisições;
- Expansão do negócio;
- Terceirização (Outsorcing);
- Novas tecnologias, etc...
• Processos bem projetados, gerenciados e medidos são um ativo crítico para uma Organização, enquanto processos mal projetados, gerenciados e medidos são frequentemente uma deficiência organizacional.
MODELAGEM "AS IS"?
Modelar e identificar os processos de negócio da sua organização da forma que se encontram no atual contexto de negócio em que sua empresa está inserida, muitos executivos ou empresários, são resistentes em identificar os gargalos reais, ter os processos de sua empresa organizados e identificados não significa fator de sucesso, muito além disso, podemos melhorar continuamente em busca de excelência e principalmente melhores resultados. Se sua empresa ainda não possui os processos mapeados, organizados e definidos, o melhor caminho para o sucesso é começar identificando os processos CORE BUSINESS, DE SUPORTE E ESTRATÉGICOS da sua organização.
MODELAGEM "TO BE"?
A modelagem To Be, serve para identificar e propor melhorias nos processos existentes, de forma a redefinir conjunto de atividades de uma forma que otimiza e melhora os resultados dos processos, seja na redução de custos, melhoria de tempo, eficiência e eficacia dos processos de negócio sua organização.
METODOLOGIA GO! MPN?
Através de nossa metodologia própria de mapeamento de processos de negócio, que envolve a Gestão Organização e Melhoria de Processos de Negócio, aproximamos sua empresa das práticas de BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio).
Para compreender BPM (Gerenciamento de Processos de negócio), ou gestão por processos, é necessário entender o significado de processos de negócio. Neste contexto “processo” é um conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas. Os processos são disparados por eventos específicos e apresentam um ou mais resultados que podem conduzir ao término do processo ou a transferência de controle para outro processo. Processos são compostos por várias atividades ou tarefas inter-relacionadas que solucionam uma questão específica. No contexto do gerenciamento de processos de negócio, um “processo de negócio” é definido como um trabalho ponta-a-ponta que entrega valor aos clientes. A noção de trabalho ponta-a-ponta é chave, pois envolve todo o trabalho cruzando limites funcionais necessários para entregar valor aos clientes.
-
Fonte: Cbok - ABPMP.