top of page

RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS BANCÁRIAS

Atuamos de forma especializada em renegociação de dívidas de empresas com bancos e fornecedores em todas as modalidades de operações de credito, com foco na regularização do nome nos sistemas de proteção de credito e Serasa. Nossa ação de trabalho é levar alternativas e soluções financeiras para sua empresa porque entregamos resultados no curtíssimo prazo.

Contamos com profissionais com experiência de vários anos à frente de grandes instituições financeiras que podem te ajudar a negociar melhor seus débitos junto aos gerentes de bancos e fornecedores.

Para os casos extremos de empresas em grau de endividamento elevado, contamos com a blindagem jurídica que será necessário para a recuperação de sua empresa.

Elaboramos planos de recuperação que visam garantir a continuidade de seu negócio no longo prazo e a redução significativa do endividamento. Se sua empresa é viável para continuar operando e quitar todos os compromissos, nossa equipe identifica avalia e menciona todos os caminhos necessários para alavancagem de sua empresa.

SAIA JÁ DAS DÍVIDAS DE CURTO PRAZO E GANHE O FÔLEGO NECESSÁRIO PARA SUA EMPRESA CONTINUAR OPERANDO! ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Reestruturação da dívida: como negociar com seu banco para modificar um empréstimo

 

Imagine que você esteja no ano de 2011. Sua empresa vai de “vento em polpa”, bem sucedida, mas você precisa de mais capital de giro para expandir, então você vai ao seu banqueiro local. O banco concorda com sua previsão saudável de crescimento e oferece uma linha de crédito rotativa de R$ 1 milhão com prazo de vencimento de três anos. O banco também pede sua garantia pessoal, o que eles dizem é que é apenas uma prática padrão e nada de que se preocupar. A linha de crédito é garantida por todos os ativos da empresa. Seu negócio cresce e prospera.

Agora vamos avançar até setembro de 2014. Muitas coisas ruins acontecem naquele mês. Os indicares financeiros estão totalmente em queda, o preço das comodities em decadência. Os gigantes dos seguros veem seu valor de estoque mergulhar a quase zero. A economia em geral começa uma espiral descendente. Seu negócio não entra em um colapso, mas os números tendem cair para os próximos meses.

Felizmente, o seu negócio não acabou, e agora parece que você pode ter sido deixado de lado, os números aumentaram no mês passado pela primeira vez em quase um ano. Infelizmente, o empréstimo e mora vencem em alguns meses e há um pagamento por balão que será difícil de fazer. E há essa garantia pessoal que você está um pouco preocupado na parte de trás da sua mente.

 

O que você faz?

Mantenha o Banco em standby?

 

Os bancos odeiam surpresas, especialmente quando a surpresa é que um mutuário pode não conseguir horar o próximo pagamento do empréstimo. A comunicação aberta e rápida com seu banco cria confiança e credibilidade. Quando chegar o momento para o seu credor decidir se deve ou não cortar-lhe alguma folga, essa confiança e credibilidade quase será literalmente equivalente ao "dinheiro no banco".

Não espere até a sua empresa ficar desesperada (por exemplo, como vamos fazer a folha de pagamento amanhã?) Para informar o banco sobre os problemas. Aproximar o banco no início da crise, não apenas cria confiança e credibilidade, mas dá ao banco a flexibilidade de fazer concessões que talvez não sejam possíveis em um segundo momento. A má comunicação é o seu principal inimigo. Isso cria desconfiança, suscita suspeitas e empurra o banco para assumir o pior e tomar ações drásticas que podem ser irreversíveis e, finalmente, não haverá interesse da empresa ou do banco. Mantenha o banco no circuito de suas finanças.

 

 

Entenda o que o banco quer

 

Em última análise, para negociar com sucesso com um credor para modificar um empréstimo, o mutuário precisa entender como os bancos vêem o mundo. Normalmente, os bancos têm os seguintes três objetivos ao lidar com problemas de empréstimo:

 

  1. Manter o empréstimo em status de "execução"

  2. Continuar a receber uma taxa de juros do contrato de empréstimo;

  3. Ter uma estratégia de saída realista para o reembolso total do empréstimo.

O banco medirá qualquer proposta para modificar os termos do empréstimo em relação a esses três objetivos.

 

Responsabilidade pelo Problema e pela Solução

 

Não basta culpar a "economia ruim" por seus problemas de empréstimo e lavar as mãos, isso será motivo certo para o seu banqueiro se preocupar. Para negociar com o banco com uma posição de força e aumentar sua credibilidade, é essencial que você identifique o problema, se responsabilize por isso e propor uma solução razoável. Isso impressionará imediatamente o banco, e será muito mais disposto a fazer concessões sobre o empréstimo.

 

Reestruturação de um empréstimo - Quais são as opções?

 

Aqui estão algumas das formas mais comuns de reestruturação de um empréstimo, começando com os mais preferidos e os menos preferidos, do ponto de vista do banco:

 

Estenda a data de vencimento. Os credores geralmente preferem estender a data de vencimento, em vez de fazer outras alterações em um empréstimo, porque mantém o empréstimo no status de desempenho total.

Modificação das condições financeiras. Os compromissos financeiros contratados no empréstimo, como as condições sobre o valor patrimonial tangível ou os índices de cobertura, permitirão a uma empresa mais flexibilidade em lidar com suas questões financeiras.

Pagamentos somente dos juros. O adiamento de pagamentos de principal por um tempo e fazer apenas pagamentos de juros pode ajudar mais com os empréstimos mais antigos que possuem um grande componente principal. E ajudar menos em empréstimos mais recentes.

Adiar Pagamentos de Principal e Juros. Os bancos não gostam disso - ele coloca o empréstimo em status sem desempenho. Em certas situações, eles podem estar dispostos a considerar esta opção se for por um curto período de tempo e o banco tiver uma boa garantia que irá manter seu valor.

Redução da Taxa de Juros. Os bancos odeiam fazer isso, mas podem estar dispostos a considerá-lo em determinadas situações graves.

Perdão de Principal, despesas e juros atrasados. Esta é uma das mudanças menos preferidas para um empréstimo do ponto de vista do banco, mas um banco pode considerá-lo quando as perspectivas de reembolso total do empréstimo são particularmente questionáveis.

Conversão de Dívida em Patrimônio Líquido. Esta é provavelmente uma opção para empresas com problemas graves, mas temporários, que podem demonstrar boas perspectivas a longo prazo, especialmente onde o credor não é um banco tradicional.

Se você construiu sua relação bancária sobre transparência e credibilidade, seu banco geralmente considerará uma ou mais dessas opções para dar à sua empresa espaço para respirar.

Kamba Associados
Especialistas em Recuperação.

Av. Paulista, 2300 - Andar Pilotís

Cerqueira César - São Paulo - SP CEP: 01310-300

+55  11 97492-9378

 Luanda - Angola

+244 933 296567

Email: lad@exportarafrica.com

Fale Agora Conosco!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

  • Whatsapp
  • Instagram Social Icon
  • White Facebook Icon

© 2011 Kamba Associados - Todos Direitos Reservados!

bottom of page