top of page

O que é organização de dados?

Organização de dados é a prática de categorizar e classificar dados para torná-los mais utilizáveis. Semelhante a uma pasta de arquivo, onde mantemos documentos importantes, você precisará organizar seus dados da maneira mais lógica e ordenada, para que você - e qualquer outra pessoa que os acesse - possa encontrar facilmente o que procura.

Por que a organização de dados é importante?

Boas estratégias de organização de dados são importantes porque seus dados contêm as chaves para o gerenciamento dos ativos mais valiosos de sua empresa. Obter insights a partir desses dados pode ajudá-lo a obter melhor inteligência de negócios e desempenhar um papel importante no sucesso de sua empresa.

Cada organização tem sua própria relação particular com seus dados, bem como necessidades específicas para organizá-los. Uma plataforma de BI e analítica  pode ajudá-lo a lidar com suas pilhas de dados em rápido crescimento. As questões a seguir devem ser consideradas ao criar sua arquitetura de dados e decidir como ela será analisada:

1. É escalável? Você não quer sacrificar o desempenho ao trabalhar com conjuntos de dados maiores e mais complexos. Certifique-se de ter o poder e a tecnologia para aumentar a escala de usuários, análises complexas e cargas de trabalho.


 

2. É flexível e personalizável? Idealmente, sua escolha deve ser adaptada às suas necessidades. Mas, às vezes, as definições e metas mudam no meio do período do projeto. Sua solução de BI deve ser capaz de atender rapidamente às suas demandas em constante mudança, sem envolver os desenvolvedores. Você pode desejar uma personalização mais granular, menor tempo para insights ou ter novas regulamentações para aderir. Sua plataforma de BI deve ser capaz de lidar com mudanças sem sacrificar o desempenho.


3. Seu aplicativo é preparado para o futuro? A quantidade de dados que você está gerenciando, o número de fontes de onde vêm e o número de usuários que os acessam, provavelmente aumentará drasticamente nos próximos anos. É vital que sua plataforma de BI e analítica possa lidar com um grande aumento em dados e usabilidade. Uma plataforma moderna e escalonável deve ser pensada de força a atender de forma ágil e suficiente para levar as percepções de sua empresa para o futuro.

O que você pode organizar?

Seus dados provavelmente estão armazenados como um dos tipos de estrutura mais comuns. Os dados tabulares são arquivos retangulares e planos. Isso representa os dados que estão armazenados atualmente em uma planilha. A maioria dos dados de pesquisa são armazenados nesta estrutura.

Os arquivos hierárquicos são geralmente arquivos xml que podem salvar dados e metadados no mesmo arquivo. Essa estrutura é usada para evitar redundâncias. Os bancos de dados relacionais organizam dados em várias tabelas, que podem conter grandes quantidades de dados e lidar com consultas complexas.

Em qualquer boa estratégia de organização de dados, entender a estrutura de seus dados é a chave para revelar seu valor. Os dados podem ser histórias de duas maneiras: estruturadas ou não estruturadas. 80 a 90 por cento dos dados mundiais não são estruturados - e esse número está crescendo muito mais rápido do que sua contraparte estruturada.

Os dados formatados, marcados e organizados em bancos de dados são chamados de estruturados. Ele pode ser facilmente acessado, processado e analisado.

Dicas para garantir que seus dados sejam organizados da maneira mais ideal

  1. Estabeleça práticas de nomenclatura consistentes e claras. Nomeie seus arquivos de forma descritiva e clara. Se você precisar renomear vários arquivos, pode usar um aplicativo de renomeação de arquivos para fazer isso automaticamente. 

  2. Mantenha os títulos dos arquivos curtos. Evite símbolos. Se você usar datas, mantenha um formato consistente.

  3. Use gerenciamento de versão de arquivo consistente. Isso significa que você cria um novo arquivo usando um nome atualizado, em vez de salvar o arquivo antigo. Isso também é conhecido como "controle de versão de arquivo".

  4. Crie e use um dicionário de dados para padronizar categorias e fornecer uma definição em torno da função de cada uma. Isso permitirá que todas as partes interessadas da sua empresa obtenham o máximo dos conjuntos de dados que você coletou.

Para qualquer necessidade de projetos de coleta, organização e tratamento de dados não deixe de falar conosco!

Kamba Associados
Especialistas em Recuperação.

Rua Santa Rita Durão, 89/202 - Sta Efigênia

Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30130-130

+55 31 3643 3533 - +55 31 9 9307 7194

Email: bhz@recuperarempresa.com.br

Av. Paulista, 2300 - Andar Pilotís

Cerqueira César - São Paulo - SP CEP: 01310-300

+55 11 3645-3575

Email: spo@recuperarempresa.com.br

 Luanda - Angola

+244 933 296567

Email: lad@exportarafrica.com

Fale Agora Conosco!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

  • Instagram Social Icon
  • White Facebook Icon

© 2011 Kamba Associados - Todos Direitos Reservados!

bottom of page